Björk/pt

From The Evanescence Reference
Jump to: navigation, search
Björk na capa do seu segundo álbum, 'Post'
Article.png Björk is available in english. See the article

Björk está disponible en español. Ver el artículo

Το άρθρο Björk είναι διαθέσιμο στα ελληνικά. Δείτε το άρθρο

Björk è disponibile in italiano. Vedi l'articolo

Björk به زبانِ پارسی موجود است. مقاله را از اینجا بخوانید


Björk é uma cantora e compositora que cresceu e nasceu na Islândia. Sua carreira musical começou em 1977, Björk tinha apenas 12 anos e uma rádio local a ajudou criar um álbum de covers de músicas populares. Ela então colaborou em muitas bandas, tais como Tappi Tikarrass, KUKL, The Elgar Sisters e The Sugarcubes. The Sugarcubes foi a banda que embarcou suas carreira para o cenário internacional, mas após o terceiro álbum a banda acabou.


"Gostávamos um dos outros e nós tivemos um bom tempo juntos, a música que veio foi apenas consequência desse relacionamento. Quando eu me dei conta o Sugarcubes havia tornado-se uma banda realmente séria. Eu comecei a perceber que era agora ou nunca. Se eu não gravasse naquele momento todos aquelas músicas que eu havia escrito na minha cabeça eu nunca mais gravaria."


Após outras poucas colaborações Björk finalmente lança seu primeiro álbum solo o qual deu o nome de Debut. O álbum, rico em batidas divertidas e melodia únicas, rapidamente recebeu Platina nos Estados Unidos.


Sus presença na cena do pop continuou com os lançamentos de Post, um álbum com inspirações mais eletrônicas com elementos clássicos, e Homogenic que com a união de elementos "high-tech" e cordas traduzem a melancolia e introspecção de sua vida e sua terra natal. Em Homogenic encontra-se uma das músicas prediletas de Amy: Jôga.


Após a era do Homogenic seu foco mudou para o filme “Dancer In The Dark” onde ela atuou e escreveu a trilha sonora nomeada Selmasongs. Björk atuou como uma mulher cega, Selma, que utilizava a música para superar os vários problemas de sua v ida. No final ela acaba morrendo.


Em Vespertine Björk utiliza pequenas batidas, porém continua sempre mantendo os acordes clássicos que são uma parte vital de ser repertório. Foi dentro da era de Vespertine onde a famosa Swan Dress apareceu, concebendo ao álbum o Grammy de melhor álbum alternativo de 2001.


Seu próximo álbum de estúdio, Medúlla, é um álbum inteiramente de vocais como base. Este plano inicial não se materializa exatamente dessa forma, como a maioria dos sons do álbum são, na verdade, criada por vocalistas (embora muitas vezes estes sons são eletronicamente distorcida). Esses elementos fazem de Medúlla um álbum único, diferente dos trabalhos anteriores.


Mais tarde Björk começou a escrever a trilha sonora do filme Drawing Restraint 9 de seu atual namorado Matthew Barney. A arte do filme é focada na “mudança da forma”. O filme brevemente estreou em teatros independentes em todo o mundo e ficou um ano no Museu de Arte Moderna de São Francisco. Björk explorou músicas tradicionais japonesas para complementar a trilha do filme.


Seu álbum de estúdio mais recente, Volta, foi lançado em Abril de 2007 e veio acompanhado pela sua primeira turnê mundial de 4 anos. O álbum é uma outra reinventação do artista com fortes ritmos de latão e de instrumental único.


Björk tem dois filhos, seu filho Sindri (nascido em 8 de Junho de 1986) e sua filha Ísadóra (nascida em 3 de Outubro de 2002). Sindri carrega uma grande semelhança de sua mãe.


Amy and Björk

Quando perguntado sobre sua influência musical, Bjórk é sempre mencionada pela Amy em entrevistas.

[TRADUZINDO]